Comunicado da DN às seções sobre ações em relação aos cortes orçamentários

Qui, 29 de Junho de 2017 12:58 Sinasefe
Imprimir PDF
A Direção Nacional (DN) do SINASEFE lançou na última sexta-feira (23/06) um comunicado às seções sindicais sobre um conjunto de quatro ações a serem tomadas em relação aos cortes orçamentários à Educação Federal decorrentes da Emenda Constitucional nº 95/2016.

O texto foi repassado às seções por e-mail na semana passada e agora, para reafirmação do comunicado, redivulgamos o conteúdo aqui em nosso site.

Comunicado da DN às seções sindicais do SINASEFE

Considerando o cenário de cortes e contingenciamentos realizados pelo Governo Federal no orçamento das Instituições Públicas de Ensino, através da emissão de Emendas, Decretos e Portarias, como por exemplo, a Emenda Constitucional n° 95/2016 que congelou os recursos orçamentários destinados às políticas sociais por 20 anos, incluindo a educação, a previdência e a saúde, sendo que estes recursos serão corrigidos apenas pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), cuja previsão para os próximos anos é de 4,5%, o Decreto nº 8.961 de 16/01/2017 que estabelece a liberação de apenas 60% do total a cota de limite de empenho e movimentação, além do contingenciado em 10% e 30%, respectivamente, as dotações de custeio e capital da LOA/2017 (Lei Orçamentária Anual) e a Portaria MPDG (Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão) nº 28 de 16/02/2017 que condiciona a contratação de bens e serviços em até 80% do que foi empenhado em 2016.

A DN do SINASEFE, preocupada com estes cortes e contingenciamentos de recursos e seus impactos na Rede Federal, comprometendo a manutenção e funcionamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão nos Institutos Federais, solicita que as seções e sindicatos filiados realizem os seguintes encaminhamentos, para que possamos levantar a situação das Instituições Federais de Educação:

>> Pressionar as reitorias para que em conjunto realizem audiências/eventos sobre o orçamento do respectivo Instituto, e que se apresente também o quadro orçamentário de cada campus; detalhamento esse que deve apresentar: a) a proposta orçamentária; b) o que foi aprovado na LOA 2017; e c) os respectivos cortes/contingenciamentos para cada ação orçamentária;

>> Que a seção/sindicato filiado faça ampla divulgação à toda a comunidade acadêmica quanto às informações recebidas, ou seja, divulgue em suas diversas mídias;

>> Em caso de negativa ou negligência por parte da reitoria quanto à disponibilização das informações solicitadas, cabe acionar a LAI (Lei de Acesso à Informação);

>> E que essas informações sejam encaminhadas à DN - pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - para que possamos fazer o levantamento da situação de todas as instituições e uma grande mobilização para assegurar o orçamento da Rede Federal de Educação.

Conteúdo relacionado

1. Notas da Direção Nacional do SINASEFE (16/11/2016)

Código de segurança
Atualizar

Agenda SINASEFE

banner sindicalize se

Receba em seu e-mail Boletins e atualizações de nosso site.

tabela docentes

tabelatae1617

tabelaauxilios

CapaJC 06 17

SINASEFE – SEÇÃO SINDICAL DO IFPA E ETRB

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica.
CGC: 03658820/0034-21 Filiado à CEA

Trav. Timbó, nº 2718 - Marco-CEP:66.093-340-Belém-PA